Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CGM-SP recebe titulares das controladorias de Alagoas, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro

    Controlador do Município apresentou a estratégia de análise patrimonial, utilizada na identificação de enriquecimento ilícito e no mapeamento de redes de corrupção

    Ascom /CGM-SP

    A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM) promoveu nesta sexta-feira (25) uma oficina sobre a metodologia de análise patrimonial utilizada pela CGM na prevenção e combate à corrupção. O evento contou com a participação do Controlador Geral do Município do Rio de Janeiro, Antonio Cesar Lins Cavalcanti, da Secretária de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, Angela Maria Soares Silvares, e da Controladora Geral do Estado de Alagoas, Rosa Maria Barros Tenório.

    O objetivo do encontro foi o compartilhamento da metodologia utilizada pela CGM-SP na análise da evolução patrimonial dos servidores, que inclui a produção de informações estratégicas e de inteligência, a utilização de matrizes de risco, o cruzamento de dados e uso de processos de análise de fluxos de caixa.

    Para Mário Vinícius Spinelli, Controlador Geral do Município de São Paulo, os órgãos de controle precisam se conscientizar quanto à importância do uso da análise patrimonial como forma de combater à corrupção e à lavagem de dinheiro. Em 2013, a partir da identificação de um grupo de servidores municipais com patrimônio incompatível com a sua remuneração, a CGM desbaratou um esquema de cobrança de propina no ISS-Habite-se, que causou um prejuízo de mais de R$ 500 milhões aos cofres públicos e levou à instauração de mais de 500 inquéritos pelo Ministério Público.

    Além de compartilhar a metodologia utilizada na análise patrimonial, a CGM-SP disponibilizará a todos os órgãos de controle que tiverem interesse, sem qualquer tipo de ônus, os códigos-fonte do Sistema de Registro de Bens dos Agentes Públicos, desenvolvido pela Controladoria com a colaboração da Prodam.

    Na última terça-feira (22), a CGM-SP e o Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (MPC) firmaram um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à prevenção e o combate à corrupção. De acordo com Celso Augusto Matuck Feres Júnior, procurador geral do MPC, o objetivo da parceria é universalizar o uso da análise patrimonial com base nos bons resultados obtidos em São Paulo. “Já existe uma lei que obriga os funcionários a declararem seus bens e direitos, mas isso não basta. É preciso que os 644 municípios e órgãos da administração estadual universalizem a prática da análise patrimonial, da forma como tem feito a CGM”, declarou o procurador durante a assinatura do convênio.

    • Publicações316
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cgm-sp-recebe-titulares-das-controladorias-de-alagoas-do-espirito-santo-e-do-rio-de-janeiro/117586173

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)